festival DOBRA de arte impressa


PROGRAMAÇÃO     OFICINAS     EXPOSITORES


oficinas




Tipografia para mulheres

com Raquel Gapski [Curitiba-PR]

27–28 JUL   14:00–18:00   no Grafatório – rua Mossoró, 483

Esta oficina tem como objetivo introduzir a técnica da composição em tipos móveis para mulheres, atendendo a uma demanda de formação artística em uma área com poucas mulheres atuando. Durante a oficina, será produzida uma plaquete com um trecho do texto "Um discurso tipográfico", de Jane Grabhorn. Este texto faz parte da publicação "Bookmaking on the Distaff Side", criada por um grupo de mulheres impressoras norte-americanas em 1934. A obra é uma compilação de ensaios e poesias, utilizando uma vasta variedade de fontes, papéis e ilustrações, e discute a participação feminina na produção gráfica e editorial. A oficina é destinada a mulheres  que não têm medo de sujar as mãos!

INSCREVA-SE






Livros sobre terra

com Adriana Siqueira [Londrina-PR]

Turma 1: 27 JUL   Turma 2: 28 JUL   15:00–18:00   na Vila Triolé Cultural – rua Etienne Lenoir, 155

Nesta oficina voltada para crianças a partir de cinco anos e suas famílias, a artista e educadora Adriana Siqueira vai explorar a técnica de confecção de tinta a partir de pigmentos naturais, além da criação de um livro artesanal e da elaboração de seu conteúdo com as tintas produzidas pelas crianças. A oficina começa com a construção de um livro simples, feito a partir da dobra estrela, e a preparação das tintas utilizando terra e especiarias. Em seguida, os participantes experimentam as tintas fabricadas por meio de pintura e carimbos com folhas e flores, confeccionando seu próprio livro artesanal.

TURMA 1   TURMA 2






Lambe-lambes únicos

com Julia Radino – Busurpresa [Londrina-PR]

29–30 JUL   09:00–12:00   na Biblioteca Lupércio Luppi – av. Saul Elkind, 790

Na atividade a artista londrinense Julia Radino apresentará aos participantes possibilidades de criação de lambe-lambes a partir de técnicas de pintura manual. A oficina começa com uma conversa sobre os lambes, explorando perspectivas e referências, seguida da produção e colagem das obras. Os participantes terão a oportunidade de refletir sobre os lambe-lambes como uma forma de expressão e comunicação de suas ideias para o mundo, utilizando a rua como um meio democrático para alcançar todos os públicos que nela transitam.

INSCREVA-SE






Gesto e impressão:
da monotipia a serigrafia

com Vinicius Bardi [Londrina-PR]

29–30 JUL   19:00–22:00   no Grafatório – rua Mossoró, 483

O professor, pesquisador e artista Vinicius Bardi traz uma proposta que combina duas técnicas de produção analógicas: a monotipia e a serigrafia. Inspirada pela obra da artista Mira Schendel, especialmente suas monotipias, a oficina propõe unir a gestualidade do desenho e da escrita manual da monotipia com as possibilidades estéticas da serigrafia. Essa combinação permite a construção de uma conexão entre o desenho e a escrita, experimentando cores, formas e outras possibilidades de impressão serigráfica. Ao final da oficina, os participantes terão a oportunidade de imprimir seus próprios trabalhos.

INSCREVA-SE






Revisitando O Lápis da Natureza:
o primeiro livro de capturas fotográficas

com Roger Sassaki [São Paulo-SP]

31 JUL, 01 e 02 AGO   09:00–16:00   na UEL – Dep. de Artes Visuais e Gráfica

Nesta oficina, os participantes terão a oportunidade de criar uma pequena reedição do “The Pencil of Nature”, um livro produzido e editado pelo inglês W. H. Fox Talbot, lançado em seis fascículos entre 1844 e 1846. Considerado o primeiro livro fotográfico comercial da história, ele contém 24 imagens produzidas por calótipo (negativo de papel), que demonstraram as diversas aplicações da fotografia. Durante a atividade, os participantes experimentarão, de forma breve e intensa, o processo de criação fotográfica do século 19. Algumas cenas nos arredores serão escolhidas para serem fotografadas em negativo de papel, utilizando a técnica do calótipo seco, e depois positivadas em papel salgado, em um procedimento similar ao da publicação original. As imagens resultantes serão encadernadas em um pequeno livreto.

INSCREVA-SE






Histórias de parede, causos de calçada:
catAção gráfica

com Flavia Mielnik [São Paulo-SP]

31 JUL–01 AGO   14:00–18:00   na Vila Cultural Alma Brasil – rua Argentina, 693

A oficina convida os participantes a abrirem os sentidos e percepções do corpo caminhante e do ato de coletar fragmentos para construção de narrativas cotidianas através da experimentação gráfica. Uma caminhada pelas ruas da Vila Brasil será o ponto de partida para coleta de texturas por meio da técnica de frotagem, para posteriormente serem somadas, em uma dinâmica de ateliê, a palavras e outros objetos coletados durante o percurso. A partir da coleta de cada participante será criada uma fabulação gráfica referente ao território, estimulando processos colaborativos e a construção de memórias coletivas por meio das poéticas artísticas. O processo final da oficina culmina em um exercício fotográfico da composição, transformando a paisagem construída em mais uma imagem de memória.

INSCREVA-SE






Quadrinhos para hoje

com Pedro Franz [Florianópolis-SC]

01–02 AGO   09:00–13:00   na Casa Pomar – rua Carolina, 455

O artista Pedro Franz oferece uma oficina teórica e prática, que abordará características das histórias em quadrinhos contemporâneas através da apresentação de trabalhos de diferentes artistas. Com exercícios práticos e de análise, os participantes poderão experimentar como é o processo de trabalho com o meio.

INSCREVA-SE






Paredão da Comuna

com Guilherme Boso e Frederico Heer – Revista Comando [São Paulo-SP]

03–04 AGO   15:00–18:00   na Funcart – rua Senador Souza Naves, 2380

Frederico Heer e Guilherme Boso, do duo Revista Comando, oferecem uma oficina de colagem utilizando xilogravuras do jogo da Comuna, que são matrizes com imagens diversas que podem ser combinadas para criar uma grande cidade xilográfica. Durante a oficina, que será realizada durante a Feira DOBRA, os participantes terão a oportunidade de aprender na prática princípios do muralismo e colaborar na criação de um mural coletivo.

PARTICIPAÇÃO LIVRE






Narrativas têxteis

com Bianca Baggio [Londrina-PR]

Turma 1: 03 AGO   Turma 2: 04 AGO   15:00–18:00   na Funcart – rua Senador Souza Naves, 2380

A oficina, voltada para crianças e adultos, ministrada pela designer de moda Bianca Baggio, procura ampliar o repertório criativo dos participantes por meio da exploração de diferentes linguagens artísticas e materiais. Os participantes serão convidados a criar colagens a partir de imagens impressas e, em seguida, a desenvolverem criações manuais utilizando técnicas bordado e crochê.

INSCRIÇÕES POR ORDEM DE CHEGADA