VITROGRAFIA


COM JOÃO SÁNCHEZ [RJ]

10–11 SET 14:00–18:00 
no Grafatório – R. Mossoró, 483

Inventada pelo ministrante João Sánchez em seu ateliê Estúdio Baren, no Rio de Janeiro, a vitrografia é um processo de criação gráfica que se utiliza dos princípios da litografia (gravura em pedra), mas utilizando matrizes de vidro. Os participantes desta oficina conhecerão todas as etapas deste curioso processo para que, ao final da oficina, estejam capacitados a produzirem suas próprias obras. Em um primeiro momento, os participantes irão compreender os mecanismos de gravação da imagem sobre o vidro e desenvolver seus próprios desenhos. Em seguida, para finalizar a oficina, as matrizes criadas serão impressas no processo litográfico.






Introdução ao
Desenho Animado


COM THAÍS ARCANGELO [PR]

10–11 SET 14:00–17:00 [para crianças a partir de 7 anos]
na Vila Triolé Cultural – rua Etienne Lenoir, 155

Voltada para o público infantil, a oficina se inicia com a apresentação dos princípios básicos do desenho animado, segue com a construção de taumatropos, e finaliza com a produção de uma animação coletiva. Durante a atividade as crianças desenvolverão diferentes técnicas da animação quadro-a-quadro. O objetivo é que elas explorem o desenho animado como recurso para dar vida a situações imaginárias.






Casamento Perfeito: Encadernação & Serigrafia


COM DANIEL BARBOSA [PR]

12–13 SET 14:00–17:00 
no Grafatório – R. Mossoró, 483

Esta oficina consiste em uma apresentação teórica e prática sobre possibilidades gráficas através da encadernação artesanal aliada a técnicas de impressão serigráfica sobre papel e tecido. Na primeira parte da oficina serão apresentados alguns exemplos de obras gráficas no suporte livro. Em seguida, os participantes irão produzir uma peça de encadernação artesanal, conhecendo na prática alguns de seus elementos e técnicas básicas. Para encerrar, todos os participantes se engajam em uma conversa aberta a fim de expor e sanar eventuais questionamentos acerca dos conteúdos apresentados.






Quadrinhos Outros: visualidade e publicação experimental


COM RISCO IMPRESSO [PR]

12–13 SET 19:00–22:00 
no Espaço Nave – rua Monte Castelo, 53

A oficina abordará a produção experimental de histórias em quadrinhos em suas diferentes vertentes e cruzamentos, com destaque para os diálogos com o livro de artista e a abstração. Propõe-se um breve panorama sobre esse campo das publicações, com problematizações de algumas obras e conceitos-chave, privilegiando publicações do cenário nacional. Tal panorama será seguido de reflexões sobre a experimentação na linguagem, narrativas não lineares e o espaço do livro, efetivadas em exercícios práticos do processo de criação de HQs.






Microcontos em tipografia


COM LAYSE BARNABÉ E SILVIO VALDUGA [PR]

12–14 SET 19:00–22:00 
na Gráfica da UEL – R. Bambuzal, s/n, Campus UEL

Muitos já tentaram definir o que é conto. O que o caracteriza? O tamanho? O modo de narrar? Em um primeiro momento, a oficina de microcontos pretende apresentar o gênero de forma reflexiva e criativa, aberta a debates e diálogos. Para isso, serão discutidas as facetas do conto e expostas algumas das possibilidades que esse gênero literário possui, tanto no que diz respeito à forma como à temática. Por meio da produção de diversos contistas, pretende-se observar como o conto é um gênero caleidoscópico, podendo assumir diversos modos. Na esteira de nomes como Julio Cortázar, Ricardo Piglia, Nádia Batella Gotlib e James Wood, a ideia é familiarizar o público com o gênero conto para que se possa entender um pouco mais de suas engrenagens. À certa altura da oficina, será lançada uma proposta de escrita de uma narrativa breve. Em seguida, para finalizar, os participantes realizarão a impressão dessa narrativa em uma cartaz tipográfico, tendo um contato básico com esta técnica.






A Língua É Um Músculo


COM JÚLIA ROCHA [SP]

TURMA 1 – 14 SET 14:00–17:00 TURMA 2 – 15 SET 9:00–12:00 
no Espaço Nave – rua Monte Castelo, 53

Uma oficina em que se pratica a escrita a partir de propostas coletivas, por meio de referências do campo das artes plásticas, dança e poesia. Vamos observar, imaginar e escrever; percebendo a língua inseparável dos olhos, das mãos, dos gestos, da voz, do pensamento. Na oficina será apresentada uma breve introdução de escritas de artistas. Em seguida testaremos experimentos escolhidos pelo grupo, partilhando as produções dos participantes e seus problemas.








Serigrafia de Guerrilha


COM LOO STAVALE [RJ]

14–15 SET 18:30–22:00 
na Vila Cultural FLAPT! – rua Lino Sachetin, 498

Na oficina Serigrafia de Guerrilha, os participantes serão convidados a produzir serigrafias com matrizes recortadas. A técnica permite a criação e a reprodução de imagens sobre papel ou tecido, com baixo custo, com qualidade e aplicação descomplicada. Cada um vai criar, recortar e imprimir suas serigrafias. No primeiro encontro serão produzidos cartazes e no segundo encontro, uma pequena publicação artesanal.






Errante: PULICAçÃO COLETIVA


COM NORTE [SP]

15–16 SET 9:00–13:00 
no Espaço Pomar – rua Carolina, 455


Através da teoria e da prática, a oficina se propõe a apresentar o processo de produção de uma publicação artesanal de maneira autônoma e coletiva. Iniciaremos com uma conversa sobre algumas publicações impressas, discutindo seus projetos gráficos e editoriais e suas técnicas de produção. Depois os participantes realizarão uma caminhada pelo entorno do local onde será ministrada a oficina para coletar materiais que serão utilizados para criar coletivamente uma publicação impressa.






Cabulozos XiloZines


COM PEDRO SÁNCHEZ [RJ]

15–16 SET 9:00–13:00 
no Grafatório – rua Mossoró, 483

Tendo como referência a Cabuloza Wild Life, publicação independente editada pelo ministrante, os participantes da oficina serão convidados a produzirem matrizes de xilogravuras nas quais ilustrem objetos/situações de seus cotidianos. A partir dessas placas serão compostos e impressos zines coletivos, em formato de folder, multiplicados para que cada participante possa levar consigo um exemplar.






Pensamento Impresso


COM AMIR BRITO CADÔR [MG]

15 SET 14:00–18:00 
no Grafatório – rua Mossoró, 483

Partindo de um conjunto de obras que pertencem à Coleção Livro de Artista, da UFMG, e a seu acervo particular, o ministrante propõe uma reflexão a respeito das técnicas de impressão e suas possibilidades enquanto elementos do objeto-livro. São 34 trabalhos impressos em 12 técnicas diferentes, o que inclui processos artesanais e industriais; técnicas tradicionais ainda em uso, como estêncil, ou obsoletas, como a tipografia. A maioria dos livros apresentados darão oportunidade para comentar as possibilidades técnicas do método de impressão escolhido. Com isso, os participantes terão noção de como o conhecimento especializado e o acesso aos meios de produção formam dois aspectos importantes do trabalho artístico. Adaptando para o campo do livro impresso os conceitos usados em estudos de gravura, as técnicas são apresentadas em grupos de semelhança. Por fim, a ideia é fornecer a cada participante o entendimento de que, comparados aos demais livros de artista, os trabalhos dos artistas-impressores se destacam pela sua qualidade gráfica e pela interdependência entre o conceito e sua forma de apresentação.






Gravura Alternativa


COM CRISTIANE INOKUMA [PR]

17–18 SET 15:00–18:00 
no Canto do Marl – av. Duque de Caxias, 3241

Nesta oficina que será ministrada durante a feira, voltada para o público a partir de 12 anos, a experiente gravurista Cristiane Inokuma irá capacitar os participantes a confeccionar matrizes de gravura em borracha escolar e em embalagens tetra pak. A segunda etapa da oficina consiste na realização de impressões através de duas técnicas: a impressão manual e em prensa portátil. Os participantes farão as gravuras e aprenderão na prática sobre as técnicas de impressão.

PARTICIPAÇÃO LIVRE (SÓ CHEGAR!)





Mesa de Festa


COM NICOLE VENTURINI [PR]

17–18 SET 15:00–18:00 
no Canto do Marl – av. Duque de Caxias, 3241

Trata-se de uma oficina cuja produção objetiva a instalação de objetos sobre uma mesa a ser disposta no espaço da feira. Os objetos surgem do fazer manual do público a partir dos materiais oferecidos: massa de farinha de trigo, utensílios de cozinha e especiarias. Para além da criação de paisagem – semelhante à natureza-morta, pela qual antigos artistas da pintura dedicaram especial atenção –  a composição busca o gesto, tanto banal quanto potencialmente ritualístico, de montar uma mesa de festa. Do mais íntimo fazer culinário à criação cerimoniosa dos altares religiosos e oferendas, a composição de uma mesa é ação comum nos rituais comemorativos de famílias de diferentes classes sociais, sobretudo as que ensejam compartilhar algum signo de abundância material. A mesa da festa é cenário e personagem importante dentro da ficção familiar e tem espaço privilegiado nos álbuns de fotografia. É onde se pode dispor, através de recursos simples, da materialização de um dos desejos mais enraizados no imaginário coletivo: a promessa de paraíso cristão, que vibra dos mais diversos objetos de decoração. A oficina é um convite às crianças e adultos para o ato de amassar, modelar, criar e ornamentar, próprios da brincadeira infantil com massinha e de práticas de ateliê com escultura. É um convite, sobretudo, ao prazer sensorial e estético presente na ação, de fundamental importância no desenvolvimento da motricidade, atenção e criatividade – além da partilha e do fazer coletivo que a festividade implica.

PARTICIPAÇÃO LIVRE (SÓ CHEGAR!)






INSTAGRAM
FACEBOOK
contato@grafatorio.com
patrocínio